sexta-feira, 29 de julho de 2011

DESABAFO DE UMA PROFESSORA DA REDE MUNICIPAL DE NITERÓI

Assunto: desabafo
Para: sepeniteroi@yahoo.com.br
Data: Quarta-feira, 20 de Julho de 2011, 20:29


Estou encaminhando um desabafo, que escrevi sobre o documento entregue as escolas pelo gestor da FME. Acho legal repassar! Os absurdos precisam aparecer.
Niterói, 19 de julho de 2011.
 
            Pensei muito em escrever esse desabafo, mas foi mais forte que eu o desapontamento e o estranhamento diante deste documento. Recebemos nas escolas do município de Niterói  um documento vindo da Fundação Municipal de Educação, em nome do gestor, esclarecendo e justificando o erro que cometeríamos se aderíssemos a greve, escolhida pela categoria dos professores e merendeiros a partir de 1º de agosto. O documento omite alguns detalhes e evidencia outros, que me levaram a esse momento. Abaixo faço uma pequena lista do que chamei de equívocos.
  1. O poder público não está na mão dos professores, então não caberia a culpabilização da greve a apenas os trabalhadores desse seguimento.
  2. A gestão democrática falada no documento não existe em nosso município, pois não temos por lei nada que descreva como esta seria. O que vemos a cada mudança de governo são imposições, sem consultas e sem um debate mais amplo.
  3. A comparação de salários não traz nenhum outro município como exemplo, apenas os estados. Como fazer essa comparação? São situações bem diferentes.
  4. Por último a afirmação ou argumentação do nosso gestor que aparece no documento por duas vezes, uma na p.2 e outra na p. 10, e que me deixou mais perplexa:
Trecho p.2- e ainda cita uma pesquisadora tentando justificar o absurdo.
 
Trecho p.10
            Gostaria de dizer a todos, que os pais e alunos da minha escola:
  • SÃO RESPONSÁVEIS SIM E DESEJAM O MELHOR PARA OS SEUS FILHOS;
  • ACOMPANHAM A VIDA ESCOLAR DOS SEUS FILHOS;
  • SÃO PRESENTES NA ESCOLA E COBRAM UM ATENDIMENTO DE QUALIDADE;
  •  PARTICIPAM DAS REUNIÕES E DOS FORUNS DE AVALIAÇÃO;
  • NÃO DEIXAM SEUS FILHOS EM CASA COM FOME, POIS TRABALHAM E PAGAM SEUS IMPOSTOS COMO QUALQUER OUTRO CIDADÃO;
  • QUE MEUS ALUNOS, COMO QUALQUER OUTRO ALUNO DESDE MUNICÍPIO, CORRE O RISCO DE SER RECRUTADO PELO CRIME ORGANIZADO SIM, POIS A REALIDADE DA VIDA HOJE NOS IMPÕE ESSA CONDIÇÃO;
  • E QUE POR SEREM PAIS OU ALUNOS DA ESCOLA PÚBLICA MERECEM RESPEITO.
                                               Sem mais,
                        Professora da rede municipal de Niterói - Rosane Fernandes Locatelli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário